Serviços

END - Ensaios Não-Destrutivos

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

Constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeção. 
São largamente utilizadas nos setores petróleo/petroquímico, químico, aeronáutico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico, papel e celulose, entre outros. Contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.

Os métodos mais usuais de END são: ensaio visual, líquido penetrante, partículas magnéticas, ultra-som, radiografia (Raios X e Gama), correntes parasitas, análise de vibrações, termografia, emissão acústica, estanqueidade e análise de deformações.

Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para os resultados destes ensaios:

• Pessoal treinado, qualificado e certificado 
• Equipamentos calibrados 
• Procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecido
• Qualificação de procedimentos de soldagem ( EPS / RGPS )
• Qualificação de Soldadores e / ou Operadores de soldagem

Além do uso industrial, tem crescido significativamente a aplicação dos END para a conservação de obras de arte, assim como na agropecuária - controle da camada de gordura de bovinos e suínos - e a própria utilização, largamente difundida, na medicina.

Comparativamente, podemos afirmar que o "controle da qualidade" que o médico faz de um corpo humano na avaliação da saúde ou da patologia de um paciente, é o mesmo aplicado na indústria, só que para materiais e produtos.

Fonte : ABENDI

O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para a detecção de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade tais como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais organo-sintéticos. Líquidos penetrantes também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes. 

O líquido penetrante é aplicado com pincel, pistola, ou com lata de aerossol ou mesmo imersão sobre a superfície a ser ensaiada , que então age por um tempo de penetração. Efetua-se a remoção deste penetrante da superfície por meio de lavagem com água ou remoção com solventes. A aplicação de um revelador (talco) irá mostrar a localização das descontinuidades superficiais com precisão e grande simplicidade embora suas dimensões sejam ligeiramente ampliadas. 

Este método está baseado no fenômeno da capilaridade que é o poder de penetração de um líquido em áreas extremamente pequenas devido a sua baixa tensão superficial. O poder de penetração é uma característica bastante importante uma vez que a sensibilidade do ensaio é enormemente dependente do mesmo. 

Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota fria, trinca de tensão provocados por processos de têmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricação ou de processo tais como trincas, costuras, dupla laminação, sobreposição de material ou ainda trincas provocadas pela usinagem, ou fadiga do material ou mesmo corrosão sob tensão, podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.

Detecta descontinuidades internas em materiais, baseando-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação, dentro do material. 

Um pulso ultra sônico é gerado e transmitido através de um transdutor especial, encostado ou acoplado ao material. Os pulsos ultra sônicos refletidos por uma descontinuidade, ou pela superfície oposta da peça, são captados pelo transdutor, convertidos em sinais eletrônicos e mostrados na tela LCD ou em um tubo de raios catódicos (TRC) do aparelho. 

Os ultra sons são ondas acústicas com freqüências acima do limite audível. Normalmente, as freqüências ultra sônicas situam-se na faixa de 0,5 a 25 Mhz. 

Geralmente, as dimensões reais de um defeito interno podem ser estimadas com uma razoável precisão, fornecendo meios para que a peça ou componente em questão possa ser aceito, ou rejeitado, baseando-se em critérios de aceitação da norma aplicável. Utiliza-se ultra-som também para medir espessura e determinar corrosão com extrema facilidade e precisão. 

As aplicações deste ensaio são inúmeras: soldas, laminados, forjados, fundidos, ferrosos e não ferrosos, ligas metálicas, vidro, borracha, materiais compostos, tudo permite ser analisado por ultra-som. Indústria de base (usinas siderúrgicas) e de transformação (mecânicas pesadas), indústria automobilística, transporte marítimo, ferroviário, rodoviário, aéreo e aeroespacial: todos utilizam ultra-som. Mesmo em hospitais: a primeira imagem de um feto humano é obtida por ultra-som ! 

Modernamente o ultra-som é utilizado na manutenção industrial, na detecção preventiva de vazamentos de líquidos ou gases, falhas operacionais em sistemas elétricos (efeito corona), vibrações em mancais e rolamentos, etc. 

O ensaio ultra sônico é, sem sombra de dúvidas, o método não destrutivo mais utilizado e o que apresenta o maior crescimento, para a detecção de descontinuidades internas nos materiais.

Com profissionais altamente qualificados, garantimos a qualidade dos produtos e serviços que utilizam a pintura como processo pós fabricação, sendo equipamentos e ou estruturas.
Atuamos diretamente nas obras ou fabricas.
Elaboramos as instruções e procedimentos para o processo de pintura, qualificação do procedimento e pessoal responsável.

O Inspetor Dimensional é o profissional qualificado e certificado, segundo os requisitos estabelecidos pelo SNQC Petrobrás. A função do Inspetor é contribuir para a garantia da qualidade de produtos e serviços fabricados, equipamentos e estruturas.
O Inspetor Dimensional é um profissional que atua diretamente na obra ou em fábrica executando o controle dimensional de equipamentos conforme projetos, na preparação , durante o processo de fabricação e após à finalização fazendo a medição e o controle da qualidade, baseado nos parâmetros estabelecidos nas normas de projetos e procedimentos existentes.
O Inspetor Dimensional Nível 2, além das atribuições do Inspetor Nível 1, é o profissional responsável que assina relatórios, elabora as instruções e procedimento .
Habilitando-se a zelar pelas ações de prevenção e detecção de possíveis erros existentes na fabricação e na elaboração de projetos. Planejam e supervisionam a execução das atividades como prescrito nas atividades exercidas na referida Norma N- 2109/Petrobrás, na qual o profissional é qualificado.

Fornecer avaliação direta de gasodutos através do uso de ferramentas de inspeção. Avaliação do estado direto é a única maneira para realmente saber se um gasoduto pode ser reparado ou reabilitados, ou se a tubulação realmente precisa ser substituída. "Boas decisões começam com uma boa informação": esta é a premissa segundo a qual a INSPECON opera.
 Fornecemos medições precisas da espessura das paredes. Nossa tecnologia permite  detectar grafitização  e erosão, corrosão e trincas. Nossas ferramentas usam tecnologia eletromagnética que não necessita de os sensores de estar em contato com a parede do tubo no interior do tubo. As ferramentas apresentam grande sensibilidade, independentemente de se tratar do lado de dentro ou do lado de fora do tubo. Podemos detectar vazamentos, é claro, mas também podemos detectar desbaste que levará a vazamentos no futuro próximo, permitindo que nossos clientes para fazer reparos preventivos para evitar futuros vazamento.

Temos os mais qualificados e experientes Inspetores de Solda , pois para a INSPECON , a soldagem é um dos processos mais importantes no seguimento Metal Mecânico, para isto nosso Inspetor de Solda é um profissional esperiente e qualificado a planejar e supervisionar a execução de serviços de caldeiraria, soldagem em extruturas metálicas.
Qualificamos procedimentos de soldagem e soldadores de forma a garantir a fabricação de acordo com as normas de qualidade.